Painel

Painel

Ultimas!

NATUREZA: Onça-pintada está mais ameaçada na Mata Atlântica e na Caatinga


Pela primeira vez, pesquisadores brasileiros avaliaram a situação das onças-pintadas em cada bioma do nosso país e avaliaram que este mamífero está criticamente em perigo na Mata Atlântica e na Caatinga, além de apontar uma redução de cerca de 10% na população desses felinos na Amazônia nas ultimas 2 décadas.
A fragmentação de florestas devido à urbanização, desmatamento para expansão agrícola e venda de madeira, além da caça predatória e retaliação por morte de animais domésticos ou gado estão entre os principais motivos para o decréscimo de espécimes nos últimos anos.
Os dados fazem parte de um levantamento feito durante três anos por cinco especialistas de três instituições científicas do Brasil, entre elas o Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Mamíferos Carnívoros, Cenap, ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
A pesquisa tem o objetivo de atualizar informações sobre as onças-pintadas para a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), que cria uma “Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas”, que já contém 65.518 diferentes nomes de bichos e plantas que podem desaparecer nos próximos anos.
De acordo com Ronaldo Gonçalves Morato, coordenador do Cenap, o último levantamento foi feito em 2003. Após uma década, o risco de extinção da onça-pintada em nível nacional se manteve “vulnerável” – classificação dada pela IUCN que aponta uma probabilidade de o animal ou vegetal ser extinto, a menos que suas condições de ameaça melhorem.
Com uma população total estimada em 55 mil espécimes, os cientistas acreditam que nos últimos 27 anos houve um declínio de cerca de 30% na população efetiva, ou seja, uma queda no número de onças-pintadas capazes de se reproduzir e deixar descendentes férteis.

Nenhum comentário

Comente aqui a sua opinião sobre a matéria ou sobre o Blog: