Painel

Painel

Ultimas!

MEIO AMBIENTE: Relatório aponta 'desaceleração permanente' de emissões de CO2.


As emissões globais de dióxido de carbono (CO2) mostram estar dando os primeiros sinais de "desaceleração permanente" em suas taxas de crescimento, afirma um relatório recém-divulgado pela Agência Ambiental da Holanda e pelo Centro de Pesquisas Integradas da Comissão Europeia.
De acordo com o levantamento, as emissões cresceram em 2012, mas a taxas menores - menos da metade da média a que cresciam ao longo da última década. Entre as causas dessa desaceleração, afirma o estudo, estão o aumento no uso de gás de xisto (menos poluente que o carvão como fonte de energia) nos EUA e a elevação em cerca de 23% no uso de energia hidrelétrica na China.
Entretanto, o uso de carvão - mais barato e poluente - continua a preocupar ambientalistas. No Reino Unido, por exemplo, o consumo desse tipo de energia cresceu cerca de 25%. O relatório, que é produzido anualmente, aponta que as emissões de CO2 alcançaram um novo recorde no ano passado, de 34,5 bilhões de toneladas. Isso corresponde a um aumento de 1,4%, apesar de a economia global ter aumentado 3,5%.

Nenhum comentário

Comente aqui a sua opinião sobre a matéria ou sobre o Blog: