Fãs de The Walking Dead: 10 filmes de zumbis que você precisa assistir


Enquanto a nova temporada de The Walking Dead não chega, vale a pena conferir a lista dos filmes selecionados pelo site Top 42 bits do segmento, não são tão boas quanto a série, mas dá pra matar um pouco a ansiedade de sua volta. Confira:

10 – Zumbilândia (2009)

“Zumbilândia” consegue unir duas coisas legais: zumbis e Emma Stone. O filme já começa com um dos mais legais créditos iniciais (o mais legal ainda vai aparecer nessa lista) ao som de Metallica e continua com uma história que mistura os mortos vivos com road-movie e comédia, algo bem light porém em um mundo pós-apocaliptico nada pode ser 100% light. É um ótimo filme pra se apresentar o estilo de “Survival Horror” que os amantes de zumbis estão acostumados, além do mais aqui tudo é bem didático e as “Regras de Sobrevivência” são apresentadas.
Para completar nós temos Bill Murray sendo…Bill Murray.


9 – A Volta dos Mortos Vivos (1985)

O velho caso do “Ame ou odeie” – “A Volta dos Mortos Vivos” é uma pseudo-continuação de “Noite dos Mortos Vivos” e trouxe para o mundo do cinema de horror a famosa frase “Cérebrooos!” – aqui nós temos um gás que transforma quem respira em mortos-vivos, só que esses zumbis não são estúpidos, em certo momento do filme um zumbi liga para a polícia pedindo mais paramédicos, se escondem atrás de moitas e esperam os enfermeiros chegarem – Claro que nada aqui é levado a sério, mas foi a contribuição aos filmes de zumbis que o “Terir” da década de 80 nos deu.


8 – Dia dos Mortos (1985)

Bem antes de “Fido” ou “Meu Namorado É um Zumbi” nós já fomos apresentados a “Bub”, o zumbi amigo de “Dia dos Mortos”. Em uma base militar já depois que o mundo foi dizimado por mortos vivos um cientista tenta provar que os zumbis podem evoluir ou se lembrar de sua vida humana. Essa evolução nós só veríamos de fato em “Terra dos Mortos” de 2008 mas “Dia dos Mortos” tem seu valor por mostrar pela primeira vez como seria o futuro do mundo dominado por zumbis na visão de Romero.


7 – Planeta Terror (2007)

Apesar de “Planeta Terror” não ter recebido os louros que seu parceiro de “grindhouse” “A prova de Morte” nós temos aqui mais um clássico instantâneo de Robert Rodriguez. O filme mistura todos os clichês de filmes de zumbi com os personagens caricatos do diretor em um horror com direito a muito gore e pernas de metralhadora. Destaque para as participações de Bruce Willis, Tarantino e Fergie (porque não?)

6 – [REC] (2007)

Usando do estilo Found Footage para contar uma ótima história de zumbis temos “Rec”. Na história, uma simples gravação de um programa de TV que vai contar o dia-a-dia dos bombeiros se transforma em um banho de sangue quando eles são chamados para acompanhar um caso de violência doméstica em um condomínio de apartamentos.


Um remake americano chamado “Quarentena” começou a ser feito quando o filme ainda estava em sua pós-produção e acabou chegando aos cinemas brasileiros quase ao mesmo tempo, não tem o mesmo brilhantismo do original espanhol mas vale também uma boa olhada.




5 – Fome Animal (1992)

Antes de Peter Jackson ficar perdido no meio da “Terra Média” ele fez “Fome Animal”. O filme mostra como Lyonel, um cara controlado por sua mãe se transforma em um matador de zumbis depois que ela é mordida por um Macaco Rato da Sumatra. O filme foi um dos primeiros da carreira do diretor e foi exibido por diversas vezes no extindo “Cine Trash”. Muito gore, humor e um padre que luta Kung Fu nesse filme que tem que existir em todas as listas.



4 – Todo Mundo Quase Morto (2004)

A primeira parte da “Trilogia do Cornetto” de Edgar Wright foi “Todo Mundo Quase Morto”. O filme mostra como o melhor lugar para se estar em um mundo cheio de zumbis é o seu bar preferido (de preferência com seu melhor amigo e sua namorada). O filme figura sempre entre os melhores das últimas décadas pelo simples fato de que nós temos um humor inglês na medida certa junto com vários nacos de carne e tripas. Além do mais Shaun e Ed não precisaram de nenhuma explicação pra saber que eles precisam acertar a cabeça, ou vai me dizer que não te irrita terem que repetir isso em todos os filmes?

3 – Extermínio (2002)
Muitos puristas vão dizer que em “Extermínio” nós não temos mortos vivos e sim infectados, no entanto ele merece um lugar na lista por causa de sua enorme influência sobre tudo sobre zumbis que foi feito posteriormente, o próprio Robert Kirkman já disse em entrevistas que o filme o inspirou a escrever The Walking Dead (a primeira edição saiu exatamente um ano depois). Na história um homem acorda de um coma e vê seu mundo totalmente destruído por criaturas canibais que foram infectados por uma variação da Raiva.


O filme do oscarizado Danny Boyle não só popularizou o zumbi maratonista que corre atrás de suas vítimas dos filmes modernos, como também é uma ótima história de sobrevivência pós-apocalíptica.

2 – Despertar dos Mortos (1978)

“Despertar dos Mortos” foi a segunda parte da cinesérie de zumbis feita por George Romero. Aqui nós temos uma crítica ao consumismo da sociedade setentista que é mostrada quando os sobreviventes resolvem transformar um Shopping como sua base, o filme revolucionou a época por conter maquiagens muito boas.
Em 2004 Zack Snyder fez um ótimo remake adaptando a história para um início (no original, a praga começou no filme anterior) e usando os zumbis popularizados por “Extermínio” aumentando exponencialmente o perigo e tensão, o filme é considerado como um dos melhores filmes de zumbis dos anos 2000.

1 – Noite dos Mortos Vivos (1968)

O filme que começou tudo, a primeira mordida do zumbi que nós conhecemos foi em “Noite dos Mortos Vivos”,foi aqui que nasceu o arquétipo de morto vivo e apocalipse zumbi.
George Romero colocou um protagonista negro em meio a década de 60 como único personagem lúcido em meio ao início do apocalipse zumbi e é tido hoje como o maior clássico do gênero. Por um erro o nome do filme e roteiro acabou entrando em domínio público e hoje eu, você ou qualquer um pode gravar/regravar/usar o nome de forma picareta um “Noite dos mortos vivos”.
Em 90 Tom Savini fez um remake (sem picaretice) tão bom que até o próprio George Romero disse em entrevistas que preferia a refilmagem.










Share on Google Plus

About Venturosa Trezentos

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui a sua opinião sobre a matéria ou sobre o Blog: