A Educação no Brasil: os problemas do sistema educacional


           
          Ao analisarmos os sérios problemas que o nosso sistema educacional vem apresentando, podemos nos perguntar sobre: o que nos levou a chegar a esse ponto? Ou, até quando continuaremos enfrentando essa situação?
          Para entendermos realmente os motivos sobre a crise educacional brasileira, devemos fazer uma busca no passado e conhecer a história da estrutura e o funcionamento de ensino desde o início da implantação no Brasil até as mais atuais. Pois ações do passado influenciaram muito para os problemas vivenciados hoje. “Por termos sidos colonizados com o único intuito de exploração, pouco interessaram aos nossos colonizadores de educar a nossa população, garantindo apenas uma boa educação a corte”.
          A Educação no país atravessou diversas fases, desde os jesuítas, passando pela vinda da família real, até os dias atuais. Sempre  houve uma diferenciação de ensino para os níveis das classes sociais, privilegiando os mais ricos. A exemplo de hoje, é bem mais fácil conseguir vaga nas universidades públicas os alunos da rede particular, por isso, o governo vem criando cotas na tentativa de proporcionar uma disputa mais igualitária.
          Um fator bastante importante foi à promulgação da LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação), pois sendo assim a educação regulamentada, tornando-se um direito constituído e acobertado a todos por lei, obrigando-as a cumprir as determinações exigidas pela legislação.
          Claro que a legislação é muito importante, mas ainda não foi à solução de todos os problemas, mas podemos ter a certeza que foi um grande passo, só nos resta agora, lutar para que essas garantias sejam cumpridas.
Share on Google Plus

About Wellingthon Galindo

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui a sua opinião sobre a matéria ou sobre o Blog: