15 benefícios proporcionados pela leitura

Matéria publicada em 27/03/2014




O blog Dream and Glamour publicou uma excelente matéria sobre os benefícios que a leitura pode nos proporcionar, no total são 15 bastantes interessantes, vale a pena conferir:

“1 – Desenvolvimento pessoal –  Ler é uma atividade que estimula a reflexão sobre os nossos princípios, valores, pensamentos e atitudes. Isso não acontece só quando se lê livros de auto ajuda. Histórias de ficção, literatura clássica, biografias e até livros relacionados a assuntos profissionais, provocam algum tipo de reflexão durante a leitura. Depois de ler um livro, nunca somos as mesmas pessoas que eramos antes de lê-lo. Mesmo que não se perceba a mudança, algo que lemos fica guardado nos nossos pensamentos e contribui para o nosso crescimento.

2 – Estimula a criatividade - A melhor maneira de nos tornarmos pessoas criativas é conhecer o máximo de coisas diferentes que for possível, e os livros estão entre as melhores ferramentas para isso. Todos os leitores tem o seu estilo de livro favorito, mas às vezes pode ser bom aventurar-se também por outros mundos (ler histórias diferentes e ter outras sensações). É esse o segredo das pessoas criativas, elas estão sempre abertas para o que é novo e a leitura é um poço infinito de novidades, cultura, surpresas e ideias extraordinárias.

3 – Melhor maneira de relaxar - Quando pensamos ou falamos sobre leitura, a imagem que vem á mente é de alguém num lugar tranquilo, confortável e aconchegante, com a pessoa que lê expressando calma e felicidade. Essa ideia de tranquilidade é a primeira que nos vem a cabeça, porque a leitura é mesmo uma das melhores maneiras de relaxar. Ler é uma terapia porque é uma forma garantida de esquecer o mundo e os problemas á nossa volta e abandonar o mundo digital por algum tempo, já que a atividade exige total concentração.

4 – Nunca estar sozinho - A solidão nunca é um problema porque quem lê, jamais fica triste se não houver ninguém por perto para conversar ou fazer companhia. Pelo contrário, até gosta de ter os seus momentos sozinho para apreciar os livros sem interrupções. Assim como um amigo, também um livro é uma boa companhia.

5 – É um bom hábito - Ler é um hábito, mas como qualquer outro hábito requer esforço, dedicação e vontade, principalmente no começo. Algumas pessoas começam a ler quando são crianças, aos poucos mas outros só descobrem os livros mais tarde. O problema dos adultos que querem aprender a gostar de ler mas não conseguem, é que acham que precisam de ler o livro inteiro em pouco tempo e ficam frustrados quando não conseguem. O segredo é ler pouco a cada dia e ir descobrindo o que lhe traz de bom. A leitura é um dos bons hábitos que todos deveriam desenvolver, porque traz benefícios à saúde: diminui o stress, estimula a memória, aumenta a concentração e melhora o raciocínio.

6 – Ameniza situações stressantes - Filas, salas de espera, transportes públicos, esperar por alguém atrasado… o que é que estas situações tem em comum? Todas elas são extremamente stressantes, a não ser para quem tem sempre um bom livro á mão! Quem lê já está habituado a abrir um livro quando se depara com estas situações, pois sabem que é uma maneira muito melhor de passar o tempo do que ficar a olhar para as paredes.

7 – “Viver outras vidas” - Quem não gosta de ler talvez tenha dificuldade em entender, mas quem gosta sabe que alguns livros nos envolvem de tal forma que nos sentimos a viver a experiência que estamos a ler. Ler permite que vivamos várias histórias e tenhamos várias sensações, como se apaixonar por uma personagem, sentir raiva, torcer por alguém, ficar ansioso e surpreender-se. A vida real dificilmente possibilitara que se viva tantas coisas diferentes em tão pouco tempo.

8 – Entretenimento acessível - Hoje em dia, os livros já estão a um preço bastante mais razoável do que há uns anos atrás. Outra forma de usufruir dos livros são os e-books (livros eletrônicos).

9 – Fazer amizades - Nada melhor para um leitor do que ter com quem conversar sobre o livro que acabou de ler. Fazer amizade com pessoas que lêem é garantia de ter sempre assuntos interessantes para conversar, porque falar sobre livros é um assunto infinito, além de ser muito fácil fazer amizades com outros leitores.

10 – Informação - O mais importante num livro é obviamente o seu conteúdo. Existem livros sobre quase tudo, o que permite escolher o que se quer ler.

11 – Muda a vida - As pessoas que costumam ler e lêem muito, conseguem sempre citar pelo menos um livro que “mudou a sua vida”. Ou porque lhe abriu os olhos para algo ou porque de alguma maneira mudou a sua forma de pensar. A única certeza que temos quando lemos um livro é que não seremos mais a mesma pessoas depois de o ler.
12 – Ter novos ídolos - Ter ídolos é algo que torna a nossa vida mais divertida. Acompanhar o trabalho e progresso de uma pessoa que admiramos também é uma maneira de aprender. É comum termos como ídolos: artistas de televisão ou cinema, cantores de bandas, mas só quem lê sabe o quanto é gratificante ser fã de um escritor. Descobrir um autor que te consegue envolver em todos os seus livros, colecioná-los, vibrar quando anunciam um novo lançamento, ler e reler os seus favoritos, acompanhar o seu trabalho e a sua vida. É uma atividade enriquecedora e que estimula e colabora com a felicidade.

13 – É bom em qualquer idade - Pode começar a ler a partir do momento em que aprende a decifrar as combinações de letras. É das poucas atividades que não determinam a idade de quem pode ou não fazê-lo e na qual se encontrara infinitas opções que nos agradam em cada momento da vida.

14 – Melhora a desenvoltura - Mesmo quem não gosta de ler, tem consciência de que a leitura é essencial e faz a diferença na aprendizagem, principalmente porque amplia o nosso vocabulário e melhora a escrita. Mas poucos percebem que a leitura frequente tem efeito também quando nos expressamos verbalmente. Quanto mais conhecimento, maior a capacidade de nos expressarmos, independentemente do meio. Isso é excelente principalmente para os tímidos, que precisam reforçar a confiança em conversas ou para falar em público.


15 – Sentimentos que só um leitor entende - Abrir um presente e ver que é um livro que queria muito, sentir o cheiro do livro novo, admirar a sua estante repleta de títulos diferentes, organizá-los por cores, autores, tamanho, preferência ou da forma que achar melhor, o prazer de colecionar algo tão valioso, passar horas numa livraria e entender que os livros e a felicidade são sinônimos. Se não gosta de ler nunca entenderá.”
Share on Google Plus

About Venturosa Trezentos

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui a sua opinião sobre a matéria ou sobre o Blog: