Retrô2014 - Conheça o homem que não se curvou para Hitler

Matéria publicada em 15/02/2014



August Landmesser foi um operário que ficou famoso após aparecer numa fotografia se recusando a saudar Hitler e os nazistas durante o lançamento do navio SSS Horst Wessel. O fato foi tão marcante que até hoje ele é lembrado como um homem que teve coragem de agir conforme sua consciência, mesmo contra o pensamento coletivo.


Conheça um pouco da história desse honroso homem:


Para conseguir emprego, em 1931, August Landmesser juntou-se ao Partido Nazista, mas ao se apaixonar por uma judia (Irma Eckler) e ter com ela duas filhas ( Ingrid e Irene), foi expulso do partido em 1935. Além disso, foi acusado de “ desonrar a raça ariana”, o que lhe levou a prisão e encaminhamento da esposa para o campo de concentração onde foi morta. Anos depois, 1941, Landmesser foi liberado da prisão e enviado para a guerra. Lá foi dado como desaparecido em combate e posteriormente declarado morto. Quanto ao paradeiro de suas filhas, elas foram inicialmente colocadas em orfanatos, depois, Ingrid foi enviada para morar com seus avós paternos e Irene foi enviada para um campo de concentração, onde viveu escondida até a derrota dos nazistas.


Em 1941 August Landmesser, desapareceu em outubro de 1944, sendo declarado oficialmente morto cinco anos depois. Sua história só veio a torna-se publica em 1991, quando a supracitada foto foi publicada por um jornal alemão Die Zeit e sua filha o reconheceu.

Fonte: Mundo Drive


 

Share on Google Plus

About Venturosa Trezentos

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui a sua opinião sobre a matéria ou sobre o Blog: