Painel

Painel

Ultimas!

SECA EM PERNAMBUCO: Rebanho leiteiro tenta se recuperar da estiagem.


As raças bovinas que compõem o rebanho leiteiro do Nordeste estão inicando agora a se recuperar do estrago provocado pela seca que castiga a região desde o ano de 2012. No Parque do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, onde acontece a Exposição de Animais, criadores de todo o Nordeste mostram que os animais presentes na mostra são um sinal de que o setor está conseguindo reagir.
Criador da cidade de Pedra, aqui no Agreste de Pernambuco, Pedro Galvão produzia cinco mil litros de leite por dia. Com a seca, perdeu trinta vacas e viu a sua produção cair drasticamente. Só agora começa uma reação. “Com as chuvas que caíram no meio do ano, houve uma pequena melhora, mas o tempo da seca já está voltando novamente. Houve uma recuperação com a irrigação", afirmou.
Em Pernambuco, o rebanho leiteiro produzia, em média, cerca de 2.200 litros por dia. No início de 2013, a seca fez a produção despencar para 500 mil litros diários de leite. Depois das chuvas de inverno deste ano, o volume subiu para um 1.250 litros ao dia. O presidente da Sociedade Nordestina de Criadores, Emanoel Rocha, está bem otimista. E acredita que o rebanho leiteiro de Pernambuco e da região terá dias melhores em 2014.
“O momento dificil enfrentado este ano fez com que vários criadores comprassem terras em locais com irrigação. Assim, conseguindo alimento para os seus rebanhos. Além disso, a previsão é que o próximo inverno tenha mais chuva, o que deixou os criadores muito entusiasmados", concluiu o presidente da Sociedade Nordestina de Criadores.

Nenhum comentário

Comente aqui a sua opinião sobre a matéria ou sobre o Blog: