A INFLUÊNCIA DA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Devido
às necessidades de alunos e professores de se adaptarem a rapidez nas
transformações constantemente da revolução tecnológica, surgiram discussões
sobre esses novos paradigmas no campo da educação. Um dos fatores primordiais
para lidar com essas transformações está relacionado ao “Aprender a aprender”.
Essa mudança de comportamento na sociedade e consecutivamente na educação levou
aos professores e alunos a redescobrir seus novos papéis no contexto
educacional, deixando o professor de ser o único detentor do conhecimento e
passando a exercer junto ao aluno a função de co-participante neste processo
dialógico de ensinar aprendendo e de aprender ensinando.
Nos pilares da educação apresentadas
pela UNESCO (Aprender a conhecer, aprender a fazer aprender a ser e aprender a
conviver), fica fácil perceber a relação entre o dinamismo dessa revolução
tecnológica com as competências requeridas para o processo educacional dessa
nova sociedade. Sendo assim, os quatro pilares fundamentais para qualquer
pessoa que deseja articular na educação.
- Aprender a conhecer: Gerar no aluno
a curiosidade de buscar, investigar, pesquisar o “saber”, sendo capaz de
realizar as habilidades necessárias para atingir os seus objetivos, tais
como: selecionar, acessar e integrar os elementos de uma cultura geral uma
visão crítica e investigativa.
- Aprender a fazer: Está relacionado
ao desenvolvimento das competências de saber a trabalhar em grupo, saber
resolver problemas e aprimorar a sua qualificação profissional, ou seja, a
aplicação das teorias na prática.
- Aprender a viver com os outros:
Aplica-se no desenvolvimento de compreender o outro e a percepção das
interdependências na realização de projetos comuns, sendo preparado para
fortalecer a sua identidade e as dos outros, extinguindo o preconceito,
respeitando e valorizando as diferenças.
- Aprender a ser: Preparar o
indivíduo para desenvolver sua personalidade, ser um cidadão crítico,
agindo com autonomia, expressando suas opiniões e assumindo suas
responsabilidades pessoais.
Para podermos desenvolver e aprender a
desenvolver esses e outros pilares relacionados à educação é extremamente
importante o estudo da Didática, que significa: a arte de ensinar ou instruir.
Como já mencionamos antes, com essa revolução
tecnológica, o professor deixou de ser o único detentor do conhecimento e
passou a exercer a função de mediador do conhecimento, ou seja, um elo entre a
teoria e a prática. Com isto, a função da Didática é promover essa integração
entre a teoria e a prática.
É extremamente importante que a Didática
exerça um papel significativo na formação do educador, pois ele tem que ir além
do ensino de meios e mecanismos que desenvolve um processo de
ensino-aprendizagem, a Didática tem que assumir um papel ativo e desenvolver de
modo crítico uma prática educativa que esteja direcionada a um projeto
histórico construído coletivamente com a participação dos professores, alunos,
comunidade, funcionários e gestão escolar.
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