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A INFLUÊNCIA DA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA


        Devido às necessidades de alunos e professores de se adaptarem a rapidez nas transformações constantemente da revolução tecnológica, surgiram discussões sobre esses novos paradigmas no campo da educação. Um dos fatores primordiais para lidar com essas transformações está relacionado ao “Aprender a aprender”. Essa mudança de comportamento na sociedade e consecutivamente na educação levou aos professores e alunos a redescobrir seus novos papéis no contexto educacional, deixando o professor de ser o único detentor do conhecimento e passando a exercer junto ao aluno a função de co-participante neste processo dialógico de ensinar aprendendo e de aprender ensinando.
          Nos pilares da educação apresentadas pela UNESCO (Aprender a conhecer, aprender a fazer aprender a ser e aprender a conviver), fica fácil perceber a relação entre o dinamismo dessa revolução tecnológica com as competências requeridas para o processo educacional dessa nova sociedade. Sendo assim, os quatro pilares fundamentais para qualquer pessoa que deseja articular na educação.
  • Aprender a conhecer: Gerar no aluno a curiosidade de buscar, investigar, pesquisar o “saber”, sendo capaz de realizar as habilidades necessárias para atingir os seus objetivos, tais como: selecionar, acessar e integrar os elementos de uma cultura geral uma visão crítica e investigativa.
  • Aprender a fazer: Está relacionado ao desenvolvimento das competências de saber a trabalhar em grupo, saber resolver problemas e aprimorar a sua qualificação profissional, ou seja, a aplicação das teorias na prática.
  • Aprender a viver com os outros: Aplica-se no desenvolvimento de compreender o outro e a percepção das interdependências na realização de projetos comuns, sendo preparado para fortalecer a sua identidade e as dos outros, extinguindo o preconceito, respeitando e valorizando as diferenças.
  • Aprender a ser: Preparar o indivíduo para desenvolver sua personalidade, ser um cidadão crítico, agindo com autonomia, expressando suas opiniões e assumindo suas responsabilidades pessoais.
       Para podermos desenvolver e aprender a desenvolver esses e outros pilares relacionados à educação é extremamente importante o estudo da Didática, que significa: a arte de ensinar ou instruir.
Como já mencionamos antes, com essa revolução tecnológica, o professor deixou de ser o único detentor do conhecimento e passou a exercer a função de mediador do conhecimento, ou seja, um elo entre a teoria e a prática. Com isto, a função da Didática é promover essa integração entre a teoria e a prática.
É extremamente importante que a Didática exerça um papel significativo na formação do educador, pois ele tem que ir além do ensino de meios e mecanismos que desenvolve um processo de ensino-aprendizagem, a Didática tem que assumir um papel ativo e desenvolver de modo crítico uma prática educativa que esteja direcionada a um projeto histórico construído coletivamente com a participação dos professores, alunos, comunidade, funcionários e gestão escolar. 


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