CASOS DE DENGUE: Brasil tem 682 cidades em risco ou alerta.
O nosso país tem 157 municípios em situação de risco de dengue e outros 525 em alerta, a maioria na Região Nordeste, divulgou o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, hoje terça-feira (19/11), em Brasília, durante o lançamento da campanha nacional contra a dengue, intitulada "Não dê tempo para a dengue" e encabeçada pelo ex-jogador de futebol e ex-capitão da seleção brasileira o Ex-lateral Cafu.
As cidades consideradas em risco, ou com sinal vermelho, são aquelas onde foram encontrados focos de dengue em mais de 4% das residências visitadas pelas equipes. Já os municípios em alerta ou sinal amarelo são aqueles em que houve foco em 1% a 3,9% dos domicílios.
Esses dados fazem parte do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), que fez contagem do nível de infestação pelo mosquito em 1.300 cidades brasileiras. No geral, foram encontrados focos de dengue em duas a cada cem casas pesquisadas para o levantamento, contou Barbosa.
Em 2013, o Brasil notificou mais de 1,4 milhão de casos suspeitos, um aumento de cerca 54,6% em relação a 2010. Em 2012, entre janeiro e novembro, foram registrados 500 mil casos de dengue, e o governo atribui essa elevação à transição dos governos municipais, que teria prejudicado os trabalhos dos agentes de saúde, e à entrada do sorotipo 4, ao qual grande parte da população ainda está muito suscetível.
O Sudeste foi a região com a maior concentração das notificações da doença em 2013, responsável por 63,4% do total, em segundo lugar o Centro-Oeste, com 18,4%, apontou Barbosa.
Já as internações por dengue sofreram uma redução de cerca de 30% em relação a 2010, de acordo com o secretário. O grande objetivo do Ministério da Saúde para a próxima temporada, que vai de janeiro a maio de 2014, é baixar a quantidade de óbitos e de casos graves – estes tiveram um aumento de 61% este ano.
Segundo Barbosa, o Brasil já tem um dos menores índices de mortalidade por dengue das Américas – 0,03 óbito para cada cem notificações –, e com melhorias na assistência o país conseguiu evitar 394 mortes pela doença este ano.
Nenhum comentário
Comente aqui a sua opinião sobre a matéria ou sobre o Blog: