Sites para fazer download de livros gratis


O FalaCultura fez uma seleção dos melhores sites para você baixar livros gratuitamente, em formato PDF ou epub. É claro que nenhum site é perfeito, então aqui estão os prós e contras de cada portal, para você escolher um que seja a sua cara!


1- Brasiliana USP
site da Brasiliana USP disponibiliza 3.000 livros para download gratuito, que incluem livros raros e manuscritos históricos, além de diversos clássicos. A ideia é que no futuro o acervo aumente para 25.000 livros.
Os prós: além do vasto acervo e do fato de estar tudo em português, o site é bonito e bem funcional, fácil de usar.
Os contras: não é necessariamente uma desvantagem, mas há momentos em que fato das obras serem livros reais digitalizados é incômodo. Outro problema é a falta de alguns autores consagrados (como Machado de Assis), que ainda estão sendo incluídos.

2- Feedbooks
Feedbooks, como o próprio nome (algo como “livros-alimentação”, em inglês) sugere, é delicioso do começo ao fim. Seu slogan – “Comida para sua mente” – já entrega a utilidade do site, que traz obras em domínio público e novos também.
Os prós: o site é funcional; a formatação dos livros é particularmente agradável de ler; e, principalmente, permite que você escolha entre os clássicos (domínio público) ou inéditos (autores desconhecidos que disponibilizaram seus livros).
Os contras: primeiro, o site é inteiro em inglês e só oferece livros em inglês; além disso, se você simplesmente apertar o botão “Download”, o livro será baixado no formato epub, para Kindles e tablets. Para baixar em PDF, você deve clicar no nome do livro, e depois selecionar a opção PDF.

 3-DomínioPúblico.gov

Iniciativa do Governo Federal, o site do Domínio Público reúne grande parte do material que já caiu em domínio público (passou tanto tempo da morte do autor que a família já perdeu parte dos direitos sobre a obra). E o que é melhor: o conteúdo inclui vídeos, músicas…
Os prós: o site tem um acervo muito vasto – dá pra encontrar de tudo, desde a obra completa de Machado de Assis, até tradução da Divina Comédia para o português.
Os contras: o site não é muito funcional; a formatação dos livros também não é particularmente atraente.


4-Klick Educação

O site do Klick Educação oferece diversas obras literárias (bem como didáticas) paradownload. Basta abrir a página, e escolher o clássico que você quer ler. Em geral são autores brasileiros ou de língua portuguesa, cobrados durante o ensino fundamental e médio como leitura obrigatória.
Os prós: o site é bem organizado e intuitivo de usar; não há grandes dificuldades para baixar os livros em PDF.
Os contras: a formatação é horrível de ler (as letras são muito próximas); não há uma grande variedade de livros – não chega a 50 o número de autores oferecidos.


5-eBook Cult

eBook Cult é menos focado nos clássicos e no domínio público. Reúne e-books de fontes diversas, oferece uma variedade de livros em diversas categorias – de artes a ciências políticas, passando por auto-ajuda e línguas estrangeiras.
Os prós: tem uma diversidade muito maior de autores e de livros – nele, você tem uma chance muito maior de encontrar autores diferentes dos sempre repetidos nos sites anteriores, já que ele não se limita aos livros em domínio público
Os contras: como o site consegue os livros de fontes múltiplas, muitas vezes não é possível fazer download do livro em PDF, apenas em outros formatos.


6-Cultura Acadêmica

Na verdade, o Cultura Acadêmica não é um site para download de livros literários, mas de livros voltados a estudiosos dos mais diversos assuntos. Alguns downloads são pagos, mas muitos bons livros são disponibilizados gratuitamente.
Os prós: como o site também comercializa os livros, evidentemente os disponibilizados para download gratuito servem de propaganda; assim, a diagramação deles é impecável e muito agradável de ler!
Os contras: para ter acesso aos downloads do material gratuito, é preciso realizar um cadastro no site.


7-Planet eBook

Planet eBook vale muito a pena para aqueles que lêem em inglês. Os títulos são muito bem escolhidos e têm um visual super caprichado, todos com as capinhas amarelas personalizadas do site (apesar de nem sempre a escolha da foto seja feliz).
Os prós: o site é organizado, a formatação dos livros é ideal, e a escolha dos livros é muito boa (alguns dos meus clássicos favoritos estão disponibilizados).
Os contras: todos os livros estão em inglês; são poucos os títulos disponíveis (em torno de 100, ao todo)


8-Europeana

Europeana é um projeto (ainda em fase beta) que disponibiliza em um só site recursos de museus, arquivos e bibliotecas de toda Europa. Esses arquivos incluem não somente livros, como sons, vídeos e imagens.
Os prós: o site é bem vasto, com muito material, e dá pra encontrar fontes em praticamente todas as línguas que você possa imaginar
Os contras: como existe muito material catalogado, especialmente encontrar uma coisa específica, sobretudo livros; outra desvantagem é a dificuldade de fazer download, já que o site remete você aos sites originais


9-Coleção Aplauso – Imprensa Oficial

Se você gosta de cinema e teatro, o site da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial, vai ser um achado na sua vida. O site disponibiliza toda a coleção – aqueles livrinhos simpáticos, pequenininhos, com biografias de atores e diretores, roteiros e ensaios – para download em PDF.
Os prós: os livros são exatamente iguais àqueles vendidos nas livrarias!
Os contras: o site não é dividido em categorias, então, se você quiser encontrar algo, vai ter que fuçar as várias páginas uma por uma, ou então usar o campo de busca à esquerda; só existem livros desse nicho específico, ou seja, se sua praia não é cinema nem teatro, nem bote seus pés virtuais nesse site


10-LusoSofia

O simpático portal português LusoSofia – Biblioteca Online de Cultura e Filosofia, está recheado de teses, e também clássicos da literatura e da filosofia. Apesar do site não ter uma das aparências mais atraentes, tem bons títulos, e uma formatação agradável.
Os prós: tem diversos bons títulos, vale a pena fuçar bem o site para procurar textos, principalmente para aqueles que gostam de filosofia; os livros são em um formato agradável de ler; é simples fazer o download.
Os contras: não tem grande variedade.


11-Project Gutenberg

O site do Project Gutenberg disponibiliza mais de 33.000 mil livros para download gratuito. Se você não encontrou o livro que você queria em nenhum outro site, ou está aqui, ou em lugar nenhum.
Os prós: a variedade – tem de tudo no site do project Gutenberg; além disso, dá pra baixar nos formatos bons pra ler em iPhone (ok, esse pró só está valendo pro pessoal que tem  um iPhone).
Os contras: eles não têm os livros em PDF… ou seja, contente-se com os formatos ePub, ou os mais simples como .html ou .txt.


12-Universia Livros

Universia Livros é uma iniciativa da Rede Universia - maior rede de cooperação universitária da América Latina, para incentivar a leitura, disponibilizando clássicos para download gratuito.
Os prós: o site é muito bem organizado, de fácil navegação; os livros estão todos com formatação padrão.
Os contras: como é uma iniciativa nova, ainda tem poucos livros disponíveis; a página da rede informa que eles serão gradualmente colocados.
Share on Google Plus

About Venturosa Trezentos

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui a sua opinião sobre a matéria ou sobre o Blog: