Série: Cidade Maravilhosa - Pão de Açúcar
Matéria publicada em 09/09/2013
O nosso primeiro passeio é pelo o belíssimo cartão postal do Rio de Janeiro, o famoso morro conhecido internacional, o Pão de Açúcar.
O morro do Pão de Açúcar é uma formação rochosa situada no bairro da Urca, localiza-se na entrada da baía de Guanabara, entre o morro Cara de Cão e o morro da Urca. Possui 396 metros de altura. É constituído por um monólito, sendo um bloco único de gnaisse facoidal, rocha metamórfica originária do granito, que sofreu alterações por pressão e temperatura, emergindo com o choque entre os continentes sulamericano e africano. Estima-se que tenha sido formado há mais de 600 milhões de anos. É circundado por um resquício de mata Atlântica
Há várias versões sobre a origem do nome. Uma das mais conhecidas indica os portugueses como responsáveis. Durante o apogeu do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil (século XVI e XVII), após a cana ser espremida e o caldo fervido e apurado, os blocos de açúcar eram colocados em uma forma de barro cônica (para transportá-los para a Europa), denominada "pão de açúcar". A semelhança do penhasco carioca com aquela forma de barro teria originado o nome.
Todo turista que for ao Rio de Janeiro tem por obrigação conhecer esse magnífico ponto turístico que lhe proporcionará momentos inesquecíveis, desde a adrenalina na subida pelo teleférico à vista panorâmica da grandiosa cidade.
O valor de acesso é R$ 53,00. Que lhe dá o direito de transporte pelo teleférico para locomoção dos dois morros na ida e volta. O valor é um pouquinho caro, mas vale apena curtir essa aventura, garanto que você não se arrependerá.
CONFIRA AS IMAGENS
|
|
Nenhum comentário
Comente aqui a sua opinião sobre a matéria ou sobre o Blog: