Painel

Painel

Ultimas!

Ponto de Vista: Manuela Serpa



Nossa entrevista da semana, Manuela Vasconcelos Serpa, é Enfermeira Sanitarista e atualmente ocupa a pasta de Planejamento em Saúde e   Coordenação epidimiologica da Secretaria de Saúde de Venturosa. Tendo ela ja uma história de trabalho (competência) desde 2005 na área da saúde do nosso município. Onde já desempenhou um excelente trabalho como  diretora da Unidade Mista Justa Maria Bezerra. Foi por esse e outros motivos, que ela é a nossa entrevistada e vai nos dá o seu Ponto de Vista sobre a Saúde de nossa cidade.

Venturosa360°- Com suas palavras, nos fale: - Quem é  é Manuela Serpa?

Manuela Serpa- “Quem eu sou?? Mãe dedicada, filha querida e profissional competente. Pessoa que mergulha profundo naquilo que faz, que não sabe dizer não, que ama os amigos e não mede esforços para executar tudo o que faz, com excelência mas jamais puxando tapete de ninguém”.


Venturosa360°- Com relação ao trabalho que desempenhas, qual a sua função? E qual a relevância da coordenadoria de epidiomologia hoje para o nosso país, estado e cidades?

Manuela Serpa-  “Atualmente, ocupo a pasta de Planejamento em Saúde acumulando com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Sanitária. A vigilância epidemiológica é definida como um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, detecção ou prevenção de qualquer fator determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, e, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de doenças e agravos. Acredito que seja o coração da saúde de um município, devido a VE monitorar e acompanhar agravos transmissíveis e não transmissíveis e, a partir daí planejar ações”.


Venturosa360°- Quais ações já foram realizadas em 2020 e as que ainda serão  concretizadas neste ano dentro da pasta de epidiomologia do município como um todo? Não apenas nas ações correlacionadas ao Covid-19.

Manuela Serpa- “As ações de vigilância incluem: monitorar o surgimento e acompanhamento de doenças e agravos de notificação compulsória, capacitar ações educativas com as equipes de saúde; investigação de casos suspeitos de doenças transmissíveis que venham a surgir e de acordo com aquela doença adotar medidas de prevenção e controle; monitorar acidentes de transportes terrestres e acidentes de trabalho; entre outras ações. A pasta de vigilância epidemiológica é uma pasta dinâmica que possui programação protocolada mas que depende sempre do agravo que vai aparecer na região”.


Venturosa360°- Hoje o município de Venturosa enfrenta quais desafios quanto ao enfrentamento desta pandemia de corona vírus?

Manuela Serpa- “O maior desafio é a conscientização da população quanto ao isolamento social, ainda não há medidas não farmacológicas preconizadas, só podemos recomendar e notificar quanto as orientações. Outro desafio real e que já está acontecendo agora é a FALTA DE LEITOS para o COVID- 19”.


Venturosa360°- Tem-se uma dimensão de quanto tempo o distanciamento social terá que ser efetuado?

Manuela Serpa- “Não. Aguardando decisões do Governo Estadual”.


Venturosa360°- Quanto aos testes que são feitos para o diagnóstico do Covid-19, é feito em nosso município? É recomendado em quais casos e situações a realização do mesmo?

Manuela Serpa- “Os testes serão disponibilizados pelo Estado, seguindo um protocolo pré estabelecido que já está sendo executado: coletas em casos de SRAG, que não serão feiras em nosso município. A partir de 14/04/2020, com a publicação de Nota Técnica SEVS/PE iremos realizar a coleta em Profissionais de Saúde e de Segurança Pública com sintomas respiratórios, obedecendo os critérios estabelecidos pela SEVS”.


Venturosa360°- Como a coordenadoria de epidiomologia avalia a ação governamental diante não apenas da pandemia de Covid-19, como também das outras ondas senzonais de contágio que Pernambuco e Venturosa estão vivenciando ou irá ainda vivenciar, como Dengue, Sarampo, Febre amarela?

Manuela Serpa- “As ações de controle do COVID – 19 foram baseadas em sua totalidade buscando quebrar a cadeia de transmissão do vírus, por isso o isolamento social. Quanto menos pessoas expostas menor o número de contaminados, principalmente, àqueles do grupo de risco que poderão requerer cuidados hospitalares. Mas o enfrentamento do COVID-19 não difere, por exemplo, do combate à dengue, onde as ações da vigilância dependem muito da colaboração da comunidade: isolamento social, cuidados de higiene, cuidado com sua casa e jardins, descarte correto de lixo, receber e proceder com as orientações dos agentes comunitários de saúde e agentes de combates a endemias. Quando falamos de outras doenças transmissíveis, a exemplo do Sarampo, as ações são direcionadas aos contatos próximos e temos a vantagem de ser uma doença que podemos utilizar de recursos como a vacina”.


Venturosa360°- A população em meio a tantas informações e fake news,  se sente por vezes insegura, amedrontada, qual conselho darias a ela de qual o melhor meio de se manter informado e ao mesmo tempo sem pânico diante o que estamos a vivenciar?

Manuela Serpa- “Eu as vezes discordo. Não acho que a população se sinta insegura, acho que o FAKE NEWS em relação ao COVID-19 atrapalhe em relação a ser perceber a gravidade da coisa. Existem publicações que defendem o isolamento, existem publicações que criticam. Existem publicações que falam que é exagero e outras que mostram a realidade. O que ouvir?? Em quem acreditar?? Fico triste por ver tudo isso. Me sinto impotente em ir 1, 2, 3 vezes num mesmo estabelecimento, dar as orientações e pedir a colaboração, e, muitas vezes não ser atendida. Sabe quando as pessoas de nosso município irão se atentar a estes cuidados e recomendações?? Quando estes números se tornarem nome, e tenho medo, que neste momento seja tarde demais”.


Venturosa360°- E finalmente qual seu PONTO DE VISTA a respeito da saúde de nosso município como um todo, você que também já foi diretora da Unidade Mista de Saúde, onde hoje passa por uma reforma, em que achas que já avançamos, o que necessita ainda ser feito?

Manuela Serpa- “Cheguei em Venturosa no ano de 2005, e quando analiso números e serviços do ano que cheguei e comparo com hoje, me sinto realizada profissionalmente por fazer parte da equipe de saúde de nosso município. Pra mim, o maior indicador de saúde de um município é a Taxa de Mortalidade Infantil e tenho orgulho de dizer que Venturosa não só reduziu esta taxa nos últimos anos mas conseguiu investigar em tempo oportuno, obedecendo todos os protocolo do MS. Temos serviços que outros municípios vizinhos não tem: obstetra para referência no pré–natal, ultrassonografia, raio x, cirurgias, cardiologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, plantonistas diariamente, cobertura de 100% de atenção básica, vigilância em saúde atuante e com o Programa de Imunização eficaz; e por termos estes serviços vários usuários de outros municípios são atendidos além dos nossos munícipes. A reforma da Unidade Mista vem acrescentar mais qualidade nas ações e otimizar a assistência. A planta do projeto foi realizada pensando em melhor servir e seguindo as normas técnicas. Saúde e uma pasta dinâmica, diariamente requer mais, seja serviços, seja na assistência, seja uma demanda individual, ou até mesmo, demanda coletiva como esta de agora com o COVID. Logo, sempre teremos mais a fazer, mais a enfrentar”.


Venturosa360°- Suas considerações finais:

Manuela Serpa- “Inicialmente agradecer a população idosa que aceitou a vacina da gripe, com isso, atingindo 100%, na primeira etapa. Dizer que as unidades já estão realizando a 2ª etapa, que se refere a portadores de doenças crônicas, profissionais da segurança pública e salvamento, caminhoneiros, população privada de liberdade. Mensagem para nossa população?? Colaboração quanto ao enfrentamento do COVID. Ficar em casa, sair só quando realmente necessário, ao sair usar máscaras, não se demorar, ao chegar de volta em casa, tirar a máscara corretamente, lavar as mãos e seguir para tomar banho. Que tenhamos fé em dias melhores!!!”


Nenhum comentário

Comente aqui a sua opinião sobre a matéria ou sobre o Blog: