Dicas: 08 Alimentos que ‘turbinam’ a memória


Para quem vem reclamando da memória, aqui segue uma boa dica de alimentos que vai ajudar bastante a acabar com esse problema, a matéria foi publicada no site Curtos & Curioso. Confira:


BETERRABA
A beterraba sempre foi conhecida por muitos benefícios à saúde, e no caso da memória ela também ajuda muito. Carregada de nitratos, que são um composto natural envolvido na dilatação vascular (e consequentemente na diminuição da pressão sanguínea), a beterraba aumenta o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro, melhorando muito o desempenho mental.

CAFÉ
Pesquisadores da Universidade austríaca de Innsbruck, constataram que a cafeína contida em cerca de duas xícaras de café,  aumenta a atividade cerebral nas áreas relacionadas a memória. Um estudo realizado na França concluiu que as mulheres com mais de 65 anos, que bebem três ou mais xícaras de café por dia, se saem melhores em testes de memorização de palavras do que aquelas que consomem pouco ou nenhum café.

 CHICLETE
Em um estudo de 2013, pesquisadores da Universidade de Cardiff colocaram dois grupos de pessoas para ouvir uma gravação de 30 minutos com uma sequência de números. Depois pediram aos voluntários para recordar a sequência, e o grupo que mascava chiclete teve maiores níveis de acertos, com tempos de reação mais rápidos. Segundo a pesquisadora Kate Morgan, principal autora do estudo, isto sugere que mascar chicletes ajuda as pessoas na concentração e em tarefas que necessitam de monitorização contínua durante um longo período de tempo.


CHOCOLATE
De acordo com pesquisas recentes, o chocolate é uma excelente fonte de flavonoides, que são antioxidantes com grande implicação na saúde do cérebro. Assim, é uma deliciosa opção pra quem não gosta de café, e possui benefícios similares. Um estudo de 2013 descobriu que o fluxo sanguíneo cerebral é otimizado, e isso resulta em testes de memória mais bem sucedidos em adultos mais velhos, que consomem dois copos de chocolate quente por dia.

CURRY (OU CARIL)
A comida indiana pode ajudar muito a melhorar a memória. Pesquisadores descobriram que a curcumina, que é o principal ingrediente do açafrão, e também o curry (ou carril como é chamado em Portugal, Moçambique e Goa), retardam a formação de depósitos de placas e até conseguem destruir esses acumulos nos cérebros de ratos. Estes depósitos conhecidos como placas amiloides, são associadas ao desenvolvimento da doença de Alzheimer. O curry também tem sido reconhecido na ajuda a prevenção de doenças cardíacas.

ESPINAFRE E COUVE
Eles contêm antioxidantes e também estão carregados com uma quantidade generosa de ácido fólico. Estudos têm demonstrado que os alimentos ricos em folato melhoram a memória, diminuem inflamações e melhoram o fluxo sanguíneo para o cérebro. O ácido fólico é também associado a níveis mais baixos de homocisteína, um aminoácido ligado a um maior risco de doença cardíaca. Um estudo publicado no 'American Society for Clinical Nutrition' revelou que essas verduras têm maiores níveis de homocisteína, que ajudam a diminuir o declínio mental.

SALMÃO
O salmão é conhecido como o alimento do cérebro. Inúmeros estudos demonstraram que uma dieta com boas quantidades de ômega-3 (que é um elemento comum no salmão), leva à diminuição das taxas de demência e melhora a recuperação da memória. De acordo com as pesquisas, quem come salmão pelo menos uma vez por semana, tem um declínio da memória 12% mais lento do que aqueles que não costumam consumir o peixe. Além disso, comer salmão reduz em 60% o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

UVA, AMORA E MIRTILO

Estas frutas contêm muitos compostos importantes para o funcionamento cerebral e retardam o envelhecimento. Um estudo recente descobriu que beber suco de mirtilo diariamente, durante dois meses, melhora significativamente o desempenho cerebral em testes de aprendizado e memória.
Share on Google Plus

About Wellingthon Galindo

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui a sua opinião sobre a matéria ou sobre o Blog: