Painel

Painel

Ultimas!

PERNAMBUCO: Crimes por motivo banal são a 2ª maior causa de assassinatos .


O pavio pequeno não tem endereço certo: mora na mesma rua, na casa ao lado. Resolver um problema matando é algo que não cabe na cabeça de ninguém sensato. Mas, com o sangue quente, isso – infelizmente - tem acontecido constantemente. Segundo um levantamento do Conselho Nacional do Ministério Público, no Brasil, grande parte dos homicídios é cometida por impulso, num momento de explosão total. Esses crimes por motivos banais representam a segunda causa de assassinatos em nosso Estado.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), no ano de 2011, 853 pessoas foram mortas por conflitos em comunidades de Pernambuco. Ano passado, houve 555 mortes desse tipo em todo o estado. Este ano, até agosto, 526 pessoas tinham morrido por causa de brigas nos locais em que viviam, os crimes de proximidade. O titular da SDS, Wilson Damázio, falou que inicialmente o Pacto Pela Vida, programa estadual de enfrentamento à violência, mirou nas grandes causas criminais. “Esse trabalho deu resultado na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), mas ainda nos preocupam muito esses crimes de proximidade, aqueles que têm sua motivação ligada à convivência”, explicou.
Pode ser em qualquer lugar. É comum um engarrafamento tirar a pessoa totalmente do sério. E mau humor, estresse... Viram combustíveis pra uma confronto.  "A gente nunca sabe a reação do ser humano diante das tais circunstâncias. Mas o diálogo é a melhor maneira de resolver qualquer tipo de situação", argumentou o pastor Pietro Pires. Algumas situações, entretanto, chegam ao extremo do extremo. Domingo passado, no bairro de Santa Mônica, em Camaragibe, uma crise de ciúme durante um batizado pode ter causado a morte de duas pessoas.

Nenhum comentário

Comente aqui a sua opinião sobre a matéria ou sobre o Blog: