Ética, sua definição e importância para um bom profissional


           

          Ética significa aquilo que trás benefícios para o indivíduo e para a sociedade. Quanto à ciência, ela estuda as várias morais, sempre comparando e verificando as suas legitimidades diante dos modelos de referências e tomadas de decisões pelos indivíduos da sociedade. O seu estudo é dividido em três grupos: Teórica, Aplicada e Profissional.
          Embora muitas vezes confundidas, Moral e Ética não são completamente sinônimos, a Moral é normativa, ou seja, é aplicada para determinar normas de conduta; já a Ética é teórica, busca estudar as várias morais, afim de explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade.
          Vale ressaltar que a Ética varia dependendo dos costumes do grupo inserido, com outras palavras, isto quer dizer que o que pode ser ético para uma sociedade, não necessariamente será para outra, pois ela se baseia no bom senso pessoal estabelecido pelas morais que atendem as necessidades e desejos que não agridem os direitos de um determinado grupo.
          O comportamento ético pode ser determinado por vários fatores, tais como: o instinto de sobrevivência, obediência a um ser superior, determinação de valores e outros.
          No contexto profissional, é aplicada de acordo com os conceitos éticos profissionais. Ela estuda e regulariza o relacionamento do cliente e profissional, com o objetivo de garantir à dignidade humana e construção do bem estar no contexto sócio-cultural, onde exerce sua profissão. Cobrindo todas as profissões, no caráter normativo como também jurídico. Alguns exemplos antiéticos na área profissional bastante comum em nosso meio social está relacionado a preocupação monetária, levando-os a veiculação de propagandas enganosas, prática de preços abusivos, calúnias, ente outros.
          Com o avanço tecnológico e o surgimento da informática, o profissional de TI foi ganhando mais espaço no mercado, porém é de fundamental importância  conhecer e seguir os seus princípios éticos para não vim a cometer tais atos irregulares e ofensivos.
          Segundo o professor Jacques P. Sauvé, muitos problemas poderão existir na informática pela falta de ética, e classificam-nos em seis categorias: 1-Computador no trabalho; 2- Crime com computador; 3- Privacidade e anonimato; 4- Propriedade intelectual; 5- Globalização; e 6- Ética profissional.
1-    Computador no trabalho: geram desempregos, afeta a saúde das pessoas gerando stress e outros;
2-    Crimes com computador: atividades ilícitas e criminosas, como o envio de vírus, fraudes bancários e financeiros;
3-    Privacidade e anonimato: acesso às informações sigilosas nos bancos de dados de uma organização;
4-    Propriedade intelectual: pirataria;
5-    Globalização: grande impacto da rede sobre o indivíduo, que pode ser possível a criação de uma nova sociedade com cultura homogênea;
6-    Ética profissional: comportamento do profissional de TI nas mais diferentes situações.
Share on Google Plus

About Venturosa Trezentos

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui a sua opinião sobre a matéria ou sobre o Blog: