Painel

Painel

Ultimas!

Campanha: Doe sangue, doe Vida


Na última sexta-feira (14-06-2013), data que marca o dia Mundial do Doador de Sangue, o Ministério da Saúde lançou uma nova campanha de incentivo à doação de sangue. A campanha vem com o slogan “Seja para quem for, seja doador”. A mobilização é principalmente direcionada aos jovens entre 16 e 29 anos, publico que menos contribui.
     Em nossa cidade há vários doadores de sangue, porém poucos jovens.  Atualmente existem pouco mais que 100 pessoas cadastradas, homens e mulheres que se direcionam ao Hemope de Arcoverde para prestar sua contribuição com a causa. 

O jovem Fabricio Junior (integrante do Venturosa360°) dá um grande exemplo de solidariedade e cidadania, periodicamente junto com uma turma de doadores vão para o Hemope contribuir, doando sangue. Para Fabricio: “Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor.”


Não basta tem apenas boas intenções, para ajudar tem que agir, por isso o Venturosa360° faz um apelo aos jovens de Venturosa, região ou qualquer lugar do país, vá ao Hemocentro mais próximo da sua cidade e seja também um doador, a doação demora pouco mais que 10 minutos e pode salvar muitas vidas, um gesto tão simples, mas de grande importância.

Por que é importante doar sangue?

O sangue funciona como um transportador de substâncias de extrema importância para o funcionamento do corpo. Além disso, quase toda a defesa do organismo está concentrada nele, por isso não pode ser substituído por nenhum outro líquido.  A reposição do plasma leva algo em torno de 24 horas e os glóbulos vermelhos se reproduzem em quatro semanas. Entretanto, para o organismo atingir o mesmo nível de ferro que apresentava antes da doação, são necessários de 40 a 60 dias para os homens e de 50 a 90 dias para as mulheres. Todas as exigências de higiene são seguidas a risca para que o voluntário, o receptor e a equipe não corram risco de contaminação.

Saiba mais sobre a doação de sangue pelo site oficial do Hemope:


Nenhum comentário

Comente aqui a sua opinião sobre a matéria ou sobre o Blog: